Você sabe como desengasgar um bebê caso tenha necessidade?
Aliás, você sabia que existem três tipos diferentes de engasgo de bebê e cada um deles tem sua própria maneira para desengasgar?
A seguir, um vídeo do meu canal do YouTube com uma demonstração prática de como desengasgar um bebê em cada um destes casos.
Vamos então aos três tipos de engasgo do bebê:
Este é o mais simples de todos. O bebê engasga com os jatinhos de leite que saem do seio do mãe e, por isso, começa a tossir buscando desengasgar.
O que fazer nessa hora?
Muito simples: basta colocar o bebê em pé no seu colo que ele mesmo vai conseguir se desengasgar usando seus próprios mecanismos na língua.
Mas uma observação importante: se isso acontecer com muita frequência, eu te sugiro se deitar um pouco para trás durante a mamada para que o leite não se projete tanto no fundo da garganta do bebê.
Este segundo tipo de engasgo do bebê pode ser perigoso.
Ele ocorre quando o bebê está deitado reto e vomita pelo nariz e pela boca. Isso pode levá-lo a um sufocamento.
O que fazer nessa hora? Eis um passo a passo:
Eu nunca soube da necessidade de se repetir o procedimento três vezes. Com duas, o bebê desengasga.
Não deixe de assistir o vídeo desta postagem para ver uma demonstração prática do procedimento, está bem?
Sem dúvida, este é o tipo de engasgo do bebê mais assustador e mais perigoso.
Quando um bebê começar a engatinhar, ele vai fazer uma “pesquisa arqueológica” na sua casa. Ele vai achar objetos pela casa que você não tinha ideia que estavam perdidos pelo chão.
E a tendência do bebê é pegar estes objetos e colocá-los na boca, nariz ou ouvido.
Importante: se ele colocar um objeto pequeno no nariz ou ouvido, NÃO TENTE TIRAR POR CONTA PRÓPRIA. Leve o bebê imediatamente a um pronto socorro.
Mas se o bebê colocar na boca e engasgar, o que fazer nessa hora?
Nessa manobra, as suas mãos exercem uma pressão sobre o pulmão do bebê, fazendo com que ele libere o ar que está dentro e impulsione para fora o objeto que está sufocando o bebê.
Normalmente, uma vez só é suficiente.
O que acontece com frequência é que a primeira tentativa nunca é com força necessária. É só na segunda vez (com o bebê piorando) que a mãe ou o pai tem a coragem de fazer a manobra com força.
Eu espero que você nunca tenha que passar por nenhum sufoco de como desengasgar um bebê. Mas se isso acontecer, lembre-se do que ensinei aqui e tudo vai ficar bem!
Informe seus dados abaixo e receba o meu guia gratuito Dicas de Amamentação, com informações práticas para você ter uma amamentação tranquila e sem dor.
Escolha o Plano que CABE NO SEU BOLSO sem perder 1 segundo sequer de conteúdo